quarta-feira, 29 de abril de 2009

Men! Kote! Dô!: Hoje É Dia De Kendo, Cantam As Nossas Almas!


Ah Canudo!!! E preparava-me eu para escrever este artigo com redobrado entusiasmo, eis senão quando, mais uma vez, virtude ou defeito da minha falta de apetência por cuidar de aprender a manusear como deve de ser tudo quanto respeite a gadgets electrónicos e afins (eu, logo eu que aqui vim parar, ao País das máquinas-de-bolso),  a câmera de filmar lá tinha que me pregar a partida... Ou melhor, a dizer a verdade, eu é que trouxe para cá a câmera digital comprada em Portugal e nem tive o simples cuidado de verificar se trazia os apetrechos/acessórios todos, necessários para um completo usufruto das 1001 histórias e historietas que ela me dá a partilhar convosco... Ah Borrasca!...

Adiante: há, entre vós, os que me dão o prazer da vossa companhia neste espaço, os que já sabiam ser eu um devoto entusiasta do Kendo, ancestral arte do manuseamento da espada no Japão, disciplina-fundamento dos Samurai d'antigamente, hoje uma actividade mais desportiva que própriamente bélica, ou melhor, marcial, mas, não obstante, dada ao ímpeto combativo e à ferocidade dos kiai, próprios destas coisas. E digo-vos do coração: é a melhor coisa que me aconteceu desde que cá cheguei - faz em breve 1 ano. 

Não é minha intenção dissertar aqui hoje e por aí além sobre a "A Via Da Espada" (剣道 kendō), porque, assim espero, terei outras oportunidades para o fazer com outro empenho e pertinência, e em última análise porque, para os que de entre vós desejem desde já aprofundar os conhecimentos que aqui vos deixo sobre esta magnífica modalidade, não terão falta de boas e mui recomendáveis páginas no ciberespaço sobre o assunto - bem melhores do que o que quer que fosse que eu me propusesse escrever aqui e agora. Mais a diante deixo-vos umas quantas em "link", de minha escolha. 

O certo é que hoje - ou melhor ontem, que aqui e agora, as I write these poor notes, já são 30 -, dia 29 de Abril, feriado nacional por cá - Dia de Shôwa - lá fui eu de manhãzinha, pela fresca, com a Etsu, Amor do meu coração e minha distinta esposa, todo contente ao Minami Taikukan de Fukuoka, espécie de ginásio municipal do departamento Sul da cidade, prestar-me a provas do 4º - Yonkyū (四級:よんきゅう) - ao 1º kyuIkkyū (一級:いっきゅう) - este último o grau de progressão que presentemente me assiste, e com mais uns 200 pequenos kenshi, todos de idades, ao que creio, oscilando entre os 10 e os 16 anos, o que fazia de mim, único canastrão já passado dos 30 e ainda por cima gaijin, uma figura por demais - diriam alguns - destoante em tão cerimonioso quadro. 

Esclarecimento prévio: só no Japão, rezam os números, há hoje perto de 1,2 milhões de praticantes de Kendo, sendo a modalidade encarada por muitos como sendo o verdadeiro repositório do espírito nacional nipónico enquanto legado didático, desportivo e cultural, e é mesmo prática obrigatória para os profissionais das forças de segurança nacionais.


Mas dizia eu, lá fomos nós, manhã adentro, para o centro de provas, comigo carregando shinai, kendo-gi e Bogu, e a Etsu munida da câmera de filmar para que a esta hora pudesse eu partilhar a alegria do dia aqui convosco...

Lá me esperavam os meus queridos Mestres do "Sei Shin Kan" - nome do respeitável dôjo que me acolhe nestas terras, que poder-se-ia traduzir pelo título de "Pavilhão do Coração Sincero" (hei-de, assim espero, num futuro próximo, falar-vos mais do Sei Shin Kan, o "meu Sei Shin Kan") -, Kaneko Sensei (八段, Hachi-dan - 8º Dan -título máximo na modalidade) e Kihara Sensei (七段, Nana-dan - 7º Dan) - dois verdadeiros Pais, assim mesmo com "P" capital, para mim nestes tempos de exílio -, que logo trataram de apaziguar a minha ansiedade em dia de tamanha agitação em meu redor.

E estava a tudo a correr em ambiente de grande animação e ordem, e, to cut a long story short, após 2 longas e sentidas horas de espera, lá fiz o meu exame prático, composto de dois shiai, ou melhor dois breves ensaios de shiai ou combates própriamente ditos (correu bem: lá me calhou, para que fique documentado, defrontar dois bravos, jovens kenshi, mais ou menos de talha igual ao meu modesto quase 1,70 m., o que, diga-se a verdade, tornou a responsabilidade do momento mais "confortável" se assim posso dizer - defrontar adversários mais baixos ou mais altos, é, minha opinião, bem mais melindroso...). 

Não me pareceu (nestas coisas a impressão própria não deve contar muito, pois não?), dizia eu, não me pareceu ter desempenhado o meu papel com particular graça ou engenho, a verdade é que o Júri, composto de cinco shinsa'in - termo que designa os senhores sizudos que ali estão, nestas cerimónias, a presidir ao escrutínio dos examinados - por sinal gostaram da minha prestação, e aprovaram-me com a distinta pontuação de Go-nin, 5 pontos em 5.  Fiquei feliz!... Levava o número 31 na lista de examinandos, que é um número do qual não gosto particularmente, mas que, ao que parece, desta, trouxe bom auspício.


E a Etsu até lá teve o cuidado de filmar a prova e o cenário e a miudagem em grande frenesim ali ás voltas... 
A verdade é que, chegados a casa, ia eu feliz da vida guardar o disco do nosso breve e caseiro documentário do dia, e, olha!, queres ver que me falta o cabo "CC" e mais outra treta qualquer que era precisa para descarregar isto no PC? Ah! Sorte torcida!

Queiram dar-me a benésse da vossa boa compreensão: mais um mês, mais coisa menos coisa, dou um salto aí ao vosso/nosso lado do Mundo, resgato os apetrechos da câmera de filmar que estão agora em falta, e dou a volta a marosca d'hoje. 

Até lá, comtemplai as fotos que, à falta de melhor, vos deixo hoje a ilustrar o artigo do dia e que documentam parte da minha preparação para o evento da narrativa de hoje, ao longo dos últimos 6 meses, no "Sei Shin Kan", bairro de Nagazumi, Fukuoka-Shi, Kyushu.

Ah! e para já para já, estes dois magníficos blogues: 
  • USAGI-SAN , blogue do Mestre Joaquim Coelho (二段 Ni-Dan - 2º Dan) do Kendokan - Clube de Kendo de Faro, em bom Português e com muita, rigorosa e útil informação, para os que de entre vós queiram mesmo, mesmo aprender mais sobre Kendo.
  • BLOGUE do Mestre George MacCall, de nacionalidade Britânica (Escocês) e baseado há vários anos em Osaka - MacCall foi membro da Equipa Britânica de Kendo, e este é sem dúvida dos melhores, ou mesmo o melhor blogue sobre Kendo até ao momento, do meu conhecimento.
  E ainda:
Recordo-vos, a título de nota final: coube a Portugal, em 2007, a honra de acolher o 21º Campeonato Europeu de Kendo.

Enjoy!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Certamente, Foi Só Uma Cegonha...

Ainda a propósito de um dos eventos mais mediatizados desta semana, e dando uma vista d'olhos ao que vai e vem na e da Blogosfera a respeito do mesmo, dei comigo a pensar nisto: mas será que há mesmo quem real e seriamente ainda se questione sobre se o lançamento do tal Taepondong-2 tinha mesmo como propósito colocar um "satélite de telecomunicações" em órbita (?????)...
...Mas entretanto lembrei-me dessa curiosa imagem, aí em cima, já por várias vezes e em diversos foruns, utilizada como ícone ilustrativo da presente condição da DPRK em matéria de desenvolvimento económico, e se bem que a foto do DMSP já terá uns bons anos de circulação, quer-me parecer que hoje e noite adentro neste lado do Mundo, se o mesmo satélite por lá passar, a foto à distância de um "click" não será muito diferente... 
Ou então é impressão minha, espírito alienado pela propaganda imperialista norte-americana, eu que sempre e facilmente me deixo impressionar por estas imagens claramente manipuladas, e que não tenho o necessário e suficiente discernimento para constatar que o povo Norte-Coreano é apenas exemplarmente poupado em matéria de dispêndios energéticos - o que, claro está, não deverá obstar à imperiosa necessidade de ter um satélite de telecomunicações ao serviço do futuro e inevitável triunfo do socialismo, versão Juche, state-of-the-art do estalinismo de Pyonyang.
Ou então aquando do tirar-do-retrato, tinha acabado de acontecer um daqueles "apagões" como o que tivemos algures p'los idos de 2000 no nosso Portugal, espécie de partida de carnaval fora d'época que deixou meio país às apalpadelas no escuro, à busca da vela mais próxima, a resmungar que lá se ia um episódio tão importante daquela telenovela, etc.... Lembram-se?
É. Afinal foi uma cegonha. 
Ou terá sido uma dessas famosas andorinhas do Monte Baekdu, como aquela que anunciou o nascimento do "Querido Líder"? E isto fazendo jus ao credo popular local... 

NOTA: Faço questão de deixar aqui, a nota final, um especial e sentido agradecimento à Rita Colaço pelas actualizações no seu excelente Blogue sobre a matéria supra em apreço.
       



domingo, 5 de abril de 2009

...E Ninguém Deu Por Ela - É A Mais Pura Verdade...


...E pronto. Já está. A DPRK lá mandou outro dos seus brinquedos para nenhures, houve certamente quem desse pulinhos de contente na corte dos Kim e quem se babasse algures num ou noutro triste e decrépito prédio de Pyongyang, entre o serviço "noticioso" local do meio-dia e a hora do corte-por-motivo-de-racionamento da electricidade na área, mas aqui... meus queridos, digo-vos a verdade verdadinha: 'táva-se tudo a BORRIFAR. Assim, sem mais nem menos.
Hoje os únicos espíritos agitados aqui em Fukuoka - pelo menos que dessemos por ela - eram os Uyoku cá da terra - mas há lá democracia burguesa que se preze que não tenha os seus fachozinhos de serviço? - que logo de manhã andaram por estas bandas de Hakata-ku a fazer um escarcéu de todo o tamanho, aos berros, os slogans do costume "Escória comuna ponham-se a andar", etc.... Eh... Estranhais? Eu passo a explicar: é que aqui a uns dois quarteirões de casa temos a sucursal local do Chongryon - uma espécie de "Clube dos Amigos da Coreia do Norte" (é verdade, estas coisas existem mesmo! E é aqui no Japão...) -, um lugar por demais propenso a receber as incursões dos mais acérrimos defensores do "Espírito de Yamato", que não devem ter mais nada de interessante que fazer num Domingo solarengo como o d'hoje, se não sair para as ruas logo de manhãzinha cedo a vociferar a suas delirantes diatribes contra um pobre e "pacífico" povo que só queria pôr um "satélite de telecomunicações" a passear no espaço... 
Fukuoka, de resto, viveu mais um exemplar dia de tranquilidade nipónica, seja lá o que isso fôr.
A noite avança sobre a cidade. Hora de ir à varanda fumar um cigarrinho. Olhar as estrelas no firmamento. Talvez passe uma estrela cadente... Ou estranhe uma luz nova no horizonte... And I think to myself "What A Strange, Wicked World"...